FAQ'S - XARAZARTE

PORTUGAL
Ir para o conteúdo

FAQ'S

QUESTÕES MAIS FREQUENTES
INFORMAÇÃO TÉCNICA
As peças são resistentes ?Na Xarazarte o processo de cozedura da cerâmica envolve duas cozeduras. Na primeira (Cozedura de Chacota) é cozida a peça pintada a uma temperatura de 940º. De seguida é vidrada e vai novamente ao forno (Cozedura de Vidragem) á temperatura de 955º. Estas temperaturas conferem ás peças uma ótima resistência.
É possível utilizar no Micro Ondas ?Sim é possível. Deve ter atenção ao aquecimento da peça pois, diferente da porcelana, a peça vai aquecer um pouco.
Posso cozinhar no Forno ?
A confeção de alimentos deve ser exclusivamente no forno ( elétrico, gás ou lenha ) devendo o utensílio em causa ( Tabuleiro, Tacho, prato, etc. ) ser colocado a meio do forno em cima de uma grelha e nunca colocado na base do mesmo. Quando introduzir no forno uma peça em barro este não deve estar muito quente, devendo o processo de aquecimento desenvolver-se de forma gradual para que não ocorra choque térmico. Da mesma forma quando tirar do forno a mesma peça, esta não pode ser colocada em cima de uma superfície fria ( granito, mármore ou inox ) coloque-a sempre em cima de suportes em madeira cortiça ou tecido.
Como devo lavar as peças ?
Para lavar à mão use água quente e detergente normal, não devendo utilizar esfregões metálicos ou esponjas abrasivas, se desejar também pode optar pela máquina de lavar.
Por vezes aparece bolor nas peças guardadas, é normal ?
Quando guardar os seus utensílios de barro num armário, certifique-se que os mesmos estão bem secos, pois caso contrário e se estiver algum tempo sem os utilizar é provável que os mesmos ganhem bolor. Este processo é perfeitamente normal e tem a ver com o facto da elevada porosidade do barro que assimila a humidade.
Voltar para o conteúdo